Como lidar com a reprovação em concursos? 5 DICAS PARA RECOMEÇAR

Após meses ou até mesmo anos de estudos e preparação, não é fácil encarar a notícia de uma reprovação no concurso. Porém, é justamente isso que ocorre com a imensa maioria dos concurseiros, em especial, nos concursos militares que costumam ter uma concorrência massiva, onde cerca de apenas 1 a  5 % dos candidatos será aprovado de fato.

A realidade dos concursos em geral é cruel, e a maioria dos candidatos vai reprovar. A questão é: como lidar com a reprovação em concursos?

Se você ainda não foi aprovado no concurso, seguem aqui algumas dicas que podem ser úteis para que você obtenha êxito na próxima vez.

1. NÃO DESANIME – PERSISTA!

Desde que comecei a treinar concurseiros militares tenho percebido que muitos ficam emocionalmente abalados quando não conseguem conquistar a aprovação na primeira tentativa. Muita calma nesta hora…
As conquistas mais grandiosas geralmente exigem muita persistência, resiliência e dedicação.

É normal sentir desânimo e frustração após uma reprovação, mas é importante ter consciência de alguns fatos! Por exemplo:

Você sabia que a maioria dos concurseiros não é aprovado de primeira?

Os concursos militares estão cada vez mais concorridos e os concurseiros cada vez mais preparados. A maioria dos aprovados tentou uma ou mais vezes o concurso antes de conseguir lograr êxito. Portanto, não desanime. Seja persistente e utilize sua experiência anterior para se fortalecer e vencer na próxima jornada.

2. IDENTIFIQUE SUAS FALHAS

Só não erra quem não tenta. Se tem uma coisa que aprendi na minha vida (em especial sendo empreendedor) é que temos que errar muito, e de preferência errar rápido, para aprender com nossos erros e evoluirmos cada vez mais.

Cada erro, quando encarado da maneira correta, traz um aprendizado, um potencial de evolução e quando encaramos nossos erros de frente, nos abrimos para uma série de oportunidades de crescimento pessoal e amadurecimento emocional.

Antes de recomeçar nos estudos, é muito importante ter consciência daquilo que pode ser feito de maneira diferente, por isto, te pergunto:

Você já sabe quais foram as suas principais falhas?

Uma vez que você tomou consciência de que ainda não foi aprovado no concurso, procure refletir e identificar com clareza, quais foram suas principais falhas durante sua preparação.

Faça uma lista completa sobre tudo que você identificou que precisa ser melhorado e então, elabore um planejamento para evoluir em cada uma das falhas percebidas.

Durante os últimos anos, tenho pesquisado as principais causas de reprovação em concursos militares e vejo que muitos jovens tem dificuldades para identificar o que está impedindo sua aprovação.
Se quiser saber mais sobre isso assista este vídeo!

3. REPITA AQUILO QUE DEU CERTO

Este é um ponto óbvio, porém, pode passar batido quando o foco está apenas nas melhorias e mudanças.

Com certeza você já ouviu falar naquele ditado que diz: “em time que está ganhando não se meche.” E é justamente isso que você deve fazer.

Da mesma forma que é importante identificar suas falhas durante a preparação, é igualmente necessário identificar seus acertos, repetir e enfatizar aquilo que funcionou, para gerar resultados iguais ou melhores.

Já vi concurseiros errarem nesta parte, se concentrando apenas em mudar aquilo que deu errado no último concurso e esquecendo de repetir aquilo que deu certo.

Mesmo ainda não tendo conquistado sua aprovação, algumas coisas devem ter sido produtivas e gerado resultados. Portanto, avalie seus hábitos, seus materiais de estudo, suas técnicas, sua rotina e veja tudo que foi bom e pode ser repetido.

Curso Preparatório Elite Mil EsPCEx 2020

4. FAÇA AS COISAS DE MANEIRA DIFERENTE

Não é preciso ser um gênio para entender que se queremos resultados diferentes, precisamos fazer as coisas de maneira diferente. E é justamente nisso que consiste a diferença entre persistência e insistência.

Insistir é busca fazer algo da mesma forma e obter resultados diferentes, o que muitas vezes, é uma perda de tempo.
Persistir é buscar novas formas de fazer algo com a finalidade de atingir seu objetivo.

Portanto, seja persistente e inovador. Procure identificar novas formas de realizar suas metas, novas técnicas de estudos, novos hábitos, novas maneiras de pensar e agir.

Pense fora da caixa, pesquise soluções e procure fazer melhorias contínuas analisando sua evolução e registrando o que está ou não funcionando.

O autoconhecimento é a chave para o sucesso em todas as áreas da vida, portanto, todo tempo dedicado em conhecer melhor a si mesmo é um investimento que vale a pena!

5. BUSQUE ALGO A MAIS

Se você quer realmente ser um concurseiro diferenciado, você precisa sempre estar disposto a ir além, a fazer algo a mais.
Neste sentido, eu acredito que buscar desenvolver suas habilidades como autodidata é um diferencial positivo que vai te auxiliar a ir além.
Seja curioso, aprenda a pesquisar, preste atenção nas pessoas de sucesso e procure fazer a engenharia reversa daquilo que deu certo para quem já chegou onde você quer chegar. Mas não fique só nisso, vá mais além!

Para que os seus resultados sejam extraordinários, você precisa ser uma pessoa extraordinária!

Percebo que muitos jovens procuram modelar pessoas de sucesso, seguem dicas dos seus professores, mentores, coach, etc mas acabam se limitando e deixando de analisar seu próprio contexto, que de fato, é o mais importante de todos.

Utilize sua inteligência para se adaptar e procure entender como suas habilidades podem otimizar processos e técnicas que já existem.

DICA EXTRA

Troque ideias comigo!!!

Será uma grande alegria poder colaborar com sua jornada rumo à aprovação, assim como tenho feito com milhares de jovens nos últimos anos.

Continue acompanhando as postagens aqui no portal, os vídeos no canal Coach Militar e as atualizações nos nossos grupos do Telegram e WhatsApp!

Fé na missão e Foco no Papiro,
TMJ!

Curso Preparatório Elite Mil ESA

Sobre o Autor

Mautama - Coach Militar
Mautama - Coach Militar

Instrutor de Liderança e Empreendedorismo. Fundador do Grupo Líder de Ouro. Sargento de Infantaria (na reserva), formado pela ESA em 2003. Coach Militar pioneiro em coaching para futuros militares. Gestor de Marketing e Estrategista Digital - Cofundador da Kazu Digital Instrutor Internacional de Rebirthing. Terapeuta Holístico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *