5 Qualidades Essenciais Para Ser Um Bom Militar

As experiências que compartilhamos diariamente uns com os outros são de grande importância para o cumprimento de nossas missões.

Ter nossa conduta firmada em bons valores é essencial para que possamos nos sobressair nos dias em que estamos vivenciando.

Confira abaixo as melhores dicas para você ser um militar diferenciado.

Iniciativa

Ter iniciativa está totalmente ligado a palavra voluntário. Esta é uma qualidade essencial para quem deseja ser um bom militar, independente da Força.

Talvez você já ouviu alguém falar: “Fulano é bom no que faz, ele está sempre a frente dos trabalhos”.

Isto é definição de INICIATIVA, quando alguém é sempre voluntário para realizar uma tarefa sem que seja preciso ser citado seu nome.

No quartel você sempre vai ter o que fazer, acredite.

Ser voluntário é essencial caso você deseje se destacar dos demais companheiros.

Não se preocupe se isso te tornará alvo, porque ser voluntário te colocará na liderança, ou seja, a frente do comando do pelotão ou qualquer outra atividade.

Pode ter certeza que você será um destaque, e mais que isso, estará aprendendo a desenvolver o espírito de liderança e, acima de tudo, quando estiver diante de uma situação difícil, saberá resolver.

Atenção

Este bizu é uma alerta para você não ser bizonho nas instruções.

Esteja atento ao que o instrutor está falando ou fazendo, pois a informação passada será útil.

Em instrução de tiro por exemplo nada de ficar apontando o fuzil para o companheiro, você será repreendido por isso.

Atento às instruções de comandos, ordem unida, escala de serviço e ao quadro de avisos.

Seja padrão na sua apresentação, veja se não está esquecendo algo, como o gorro, por exemplo. Acredite, isso acontece, principalmente nas primeiras semanas, já fica aí o bizu.

Também é ideal observar se o coturno está bem polido.

Outro fator muito importante é a pontualidade, isto está totalmente ligado ao tópico em questão. Dispor de atenção é uma qualidade que você usará fora e dentro do meio militar, e isso te tornará um combatente melhor na força, pois você será bem visto pelas pessoas ao seu redor e superiores.

Respeito

Quando você é incorporado à tropa da força que escolheu, precisa ter em mente que existem regras, e regras são feitas para serem cumpridas.

Ao falar com seu superior apresenta-se conforme é previsto e com o uso de palavras adequadas, tais como: SIM senhor ou NÃO senhor!

Pode engrossar a voz, não tenha medo. Seja claro! A timidez não faz parte das qualidades de um combatente. Mesmo que você seja tímido, será necessário aprender a se desenvolver melhor neste sentido.

Seu respeito tem que começar desde sua entrada no Quartel até a sua saída. Lembre-se de respeitar seu companheiro, pois será ele que estará com você nos bons e maus momentos.

Liderança

Sabemos que nem todo mundo tem vontade de ser líder por medo de ser julgado ou ser rotulado como o “chato do quartel”.

Não se prenda a este pensamento (caso você pense assim). Ser líder é uma qualidade essencial para um militar, pois esta característica será necessária para comandar uma tropa.

Mas não confunda as coisas, saiba ser um bom líder e não um chefe, pois quem é líder é humilde, sabe ouvir e sabe levar a tropa ao melhor lugar.

Isso diz respeito ao tópico já abordado sobre iniciativa, um líder é aquele que toma a iniciativa de fazer alguma atividade que é necessária às tomadas de decisões mais difíceis ou incertas diante do problema, mas as soluciona da melhor forma possível.

Cativar o respeito das pessoas é fundamental para ser um bom líder, este é um ponto importante. Não eleve seu ego por causa da sua patente!

Saiba usá-la da melhor forma possível pois haverá momentos em que será necessário você fazer o uso da rigidez, porém, nunca menospreze o militar cuja patente seja abaixo da sua!

Visando o respeito deles você verá que será respeitado e bem visto pela tropa ou por quem está próximo a você.

Camaradagem

Para finalizar, não seja o combatente “esquecido”. Quando me refiro à esquecido quero dizer aquele camarada que fica na moita.

Talvez este seja o tópico mais importante, você não precisar se isolar do seu pelotão ou das pessoas. Conviver com pessoas tem um lado muito bom, que é aprender diariamente novas ideias, conceitos, culturas e muitas outras coisas.

Esteja disposto a sempre ajudar seu companheiro, seja no campo, nas instruções, nas guarnições, ou em qualquer outra situação.

Você verá que estar ao lado destas pessoas só te agregará ainda mais valor.

Ser camarada é um exercício diário de “sermos melhores a cada dia“. Seja solidário com seu próximo, pois você ouvirá muito esta palavra, CAMARADA!

Glossário Militar

Bizu – recomendação; opinião; dica.

Gorro – acessório militar; chapéu militar camuflado.

Bizonho – alguém ou coisa diferente; estranho; anômalo.

Moita – aquele(a) que fica se escondendo; fugindo das atividades ou afins.

Clique aqui e conheça mais expressões militares

Artigos que você pode ter interesse:

Alistamento Militar 2020 – Tudo sobre o alistamento e serviço militar obrigatório.

Como fazer Flexão de Braço Militar?

 

 

Sobre o Autor

Lucas
Lucas

Redator no Blog Coach Militar.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *