Como fazer redação para concursos militares?

Como fazer redação para concursos militares?

Saiba como ter a melhor nota na redação, seguindo os passos abordados neste artigo.

Hábito da Leitura

Cultivar o hábito da leitura diariamente não é uma atividade fácil, sabemos disso.

Para alguns candidatos a redação é a “vilã da prova”. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), aponta que apenas 56% da população brasileira tem o hábito da leitura.

Então, tenha em mente que, praticar a leitura é essencial se você sonha em ser aprovado. 

Inicialmente, podemos recomendar que leia sobre coisas que você gosta, informática, política e educação, são bons temas para você começar a ler.

Ao iniciar uma leitura, grave palavras chaves, dessa maneira, você vai encontrar um estilo de escrita, sendo capaz de substituir as palavras que marcou por palavras similares. Isso facilitará seu processo de escrita.

A escrita é consequência do hábito de ler.

A princípio, não se preocupe com a ortografia, embora seja importante, nessa fase inicial, você está apenas praticando a leitura e escrita.

O livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, é outra opção para que entenda como aplicar no seu cotidiano, a prática de ler e escrever. 

Estrutura de Uma Redação 

É importante evidenciar que cada concurso tem suas exigências, portanto, se o concurso que irá realizar exige o mínimo de 20 linhas, se habitue a escrita de 20 linhas.

Vamos analisar agora a estrutura de uma redação dissertativa.

  • Introdução – nessa parte, você vai evidenciar os pontos fundamentais das causas abordadas no decorrer do texto. Você apresentará ao leitor o assunto geral. Destaque os pontos principais do problema a ser solucionado. Seja criativo e use palavras adequadas, dessa forma, você prende a atenção do leitor. Não é recomendado deixar o parágrafo de introdução longo. 
  • Desenvolvimento – argumentação é a palavra chave. Sinta-se bem em expor as informações do assunto proposto pela banca. Se possível, apresente dados, isso enriquece seu texto. Entretanto, tenha cuidado para não repetir informações neste parágrafo.
  • Conclusão – por último, finalize seu texto apresentando uma solução do problema. Seja claro e objetivo.

Seja Crítico

Esse é outro ponto chave para você alcançar o sucesso na redação. Possuir senso crítico, facilita seu ponto de vista em relação a determinado assunto.

Uma boa ideia para desenvolver o senso crítico é, escolher um tema e escrever sua tese. Mantenha-se sempre informado e questione-se sobre o porquê disso ou daquilo.

Conversar com pessoas que pensam diferente de você, pode ajudar para sua formação de opinião. Por mais estranho que isso pareça, é assim que você expande seus conhecimentos e opiniões.

Esperamos que tenha gostado desse artigo, lembre-se de se adequar às normas do concurso que irá realizar, procure palavras chaves no próprio texto de apoio para você ter as ideias iniciais para redigir sua redação.

Sobre o Autor

Lucas
Lucas

Redator no Blog Coach Militar.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *