Como ganhar pontos extras na prova da ESA? | Valorização de Títulos

Como ganhar pontos extras na prova da ESA? | Valorização de Títulos

Já sabe como aumentar suas chances de ficar melhor colocado no Concurso da ESA 2020? Acompanhe este artigo até o final e veja como é possível escolher a sua Unidade de Serviço.

O que é Valorização de Títulos?

É a seleção/avaliação que a banca do concurso faz do ponto de vista profissional e educacional.

Sendo assim, podemos citar como exemplos, cursos técnicos, pós graduação, MBA, experiências profissional e vários outros títulos para fins de valorização.

A valorização de títulos na ESA, serve para somar na sua nota do Exame Intelectual, mas caso o candidato não tenha nenhum dos títulos apresentado no edital, não serão eliminados, visto que a apresentação de títulos é de caráter classificatório e não eliminatório. 

Visando melhor entendimento, para você candidato, abaixo consta todas as valorizações de títulos do edital 2020 da ESA.

(Tabela de valorização de títulos da ESA 2020)

Perceba que, as valorizações de títulos estão divididas em: TÍTULOS MILITARES E TÍTULOS CIVIS. Note também que na tabela acima, há uma pontuação para cada título. 

Lembre-se que, o diploma, ou certificado ou histórico escolar de conclusão do Ensino Médio, não são valorados, visto que este é um requisito obrigatório para inscrição do concurso.

Comprovação 

Este é um ponto que você deve ter atenção. É sua responsabilidade entregar, pessoalmente, ou por meio de terceiros (amigos, parentes etc), na  Organização Militar Sede de Exame (OMSE), as cópias autenticadas dos títulos (caso possua), no prazo estabelecido pelo Calendário anual do Concurso.

OBS: Os títulos deverão ser entregues nas OMSE nos horários entre às 08:00h e 17:00h. Com a finalidade de garantir a segurança dos documentos. Não serão aceitos os envios por meio dos correios ou por e-mail.

Posteriormente, a Comissão de Análise e Valoração de Títulos, do concurso da ESA, avaliará e procederá com a somatória de pontos. 

É uma ótima oportunidade para você, que possua algum desse títulos, usar para aumentar sua classificação.

Sendo assim, sua nota aumenta e consequentemente você fica melhor colocado. 

Isso é ótimo porque, supondo que esteja na 150° colocação, com até 1 ponto, sua classificação pode ir para a 50° colocação.

Outro lado bom é que, você poderá escolher o local onde deseja servir, após passar nas etapas prevista no edital. 

Caso você não possua nenhum desses títulos, não se preocupe, continue estudando e dê seu melhor na hora da prova. Como já mencionado, não é obrigatório dispor de títulos para passar no Exame Intelectual. 

Dúvidas Frequentes

O que é Reservista de 2° Categoria? São combatentes que serviram ou estão servindo em Tiro de Guerra. 

Até quantos pontos posso ganhar? O somatório de pontos, incluindo os títulos militares e civis, não podem passar o total de 1 ponto. 

É acumulável a pontuação? Não, visto que será considerado seu título de maior valor (pontuação).

Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente abaixo ou clique no vídeo para ver mais informações.

Sobre o Autor

Lucas
Lucas

Redator no Blog Coach Militar.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *