É possível fazer o curso básico paraquedista na ESA? #CoachMilitarResponde

Muitos jovens sonham em se tornar paraquedistas do exército brasileiro e fazer parte das nossas tropas de elite.

O guerreiro Roosevelt Santana, registrou duas perguntas em nosso Sistema Tira Dúvidas, e ambas são bem comuns!  

1. É possível fazer o curso básico paraquedista durante o período de qualificação na ESA?

#CoachMilitarResponde – Atualmente não. O curso básico paraquedista não pode ser realizado durante o período de formação na ESA, diferentemente do que ocorre na AMAN, onde os cadetes podem fazer o curso durante sua formação.
O curso básico paraquedista tem a duração de 6 semanas, e no caso dos sargentos, ele pode ser realizado logo após o CFGS, antes do militar recém formado se apresentar na nova unidade.
Entretanto, os testes para o curso são realizados no período de qualificação, e os alunos voluntários terão que realizar todas as etapas do teste físico para ser um PQD ainda na ESA / EsLog.

Confira o vídeo abaixo onde o 1º Tenente Thiago Henrique fala sobre os cursos e estágios que podem ser feitos durante a formação na AMAN.

2. Quanto tempo depois de formado é necessário pra fazer cursos operacionais?

#CoachMilitarResponde  – Depende muito da unidade. Nas unidades especiais, como os batalhões de Selva, os militares recém formados podem fazer o curso de operações na selva, por exemplo, logo no primeiro ano de tropa. 
O mesmo ocorre com o curso básico paraquedista e alguns outros.

Já o curso de ações de comandos, por exemplo, requer pelo menos 1 ano de experiência na tropa, com algumas exceções para militares que já servem em unidades especiais.

É isso aí Roosevelt, espero ter respondido suas dúvidas.
Lembre-se de compartilhar este conteúdo nos grupos que você participa para que mais pessoas possam ter acesso à esta informação.

Tamo junto!

Sobre o Autor

Mautama - Coach Militar
Mautama - Coach Militar

Instrutor de Liderança e Empreendedorismo. Fundador do Grupo Líder de Ouro. Sargento de Infantaria (na reserva), formado pela ESA em 2003. Coach Militar pioneiro em coaching para futuros militares. Gestor de Marketing e Estrategista Digital - Cofundador da Kazu Digital Instrutor Internacional de Rebirthing. Terapeuta Holístico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *