Inteligência Emocional Para Concursos Militares

Sabemos que é difícil manter a calma quando mil coisas passam por nossa cabeça, mas com o controle emocional, esse processo pode se tornar mais fácil.
O que é inteligência emocional?
A Psicologia define inteligência emocional baseada na ideia do indivíduo reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos e como controlar com esses sentimentos.
Então, como esse conceito está ligado a sua aprovação? Simples! Se você não está bem emocionalmente, muito provavelmente você não se concentrará na prova.
É importante fazer uma autoavaliação, assim você eliminará as distrações e trabalhará seus pontos fracos.
Quais os benefícios?
Os benefícios de desenvolver a sua inteligência emocional são os melhores, permitindo que você aprenda a lidar consigo mesmo e desenvolva:
- Autoconhecimento emocional;
- Automotivação;
- Controle emocional;
- Relacionamentos interpessoais;
- Empatia.
Além disso, a inteligência emocional pode fazer uma grande diferença nos estudos, pois quando você desfruta dessa competência estará a frente de muitos candidatos, já que a grande maioria fica nervosa no dia da prova.
Portanto, pratique a inteligência emocional e vai perceber ótimos resultados.
Como lidar com a pressão interna?
É comum isso acontecer entre os concurseiros, porém, saiba lidar com a cobrança na hora de estudar, não deixe esse sentimento dominar você. Pratique uma respiração profunda, sempre que esse sentimento aparecer.
Não é necessário se cobrar além do necessário, isso só vai te estressar. Mantenha sempre a calma, não é necessário haver ansiedade do futuro, e talvez seja esse o ponto em questão, medo do que acontecerá no futuro, e quando isso acontece as dúvidas automaticamente surgem em sua cabeça.
Por isso é necessário respirar e não ter ansiedade do futuro, pois isso está além do nosso controle.
Como conciliar rotina de estudo com o emocional?
Este tópico está relacionado ao seu cronograma de estudos, estude, mas estude com eficiência.
Ou seja, não é interessante você ficar longas horas estudando sem um intervalo de tempo, porque quando isso acontece muitos fatores podem atrapalhar sua produtividade, como: o sono, a ansiedade, preocupações etc.
Sempre que se ver preocupado ao estudar algum assunto, levante-se, respire e lave o rosto. Faça alongamentos, isso pode ajudar.
Não precisa ter pressa, ela é inimiga da perfeição.
A ansiedade não pode dominar você. Concentre-se no hoje e dê seu melhor nos estudos.
Não gere emoções que não te farão bem, livre-se da ansiedade e seja sua melhor versão a cada dia.
Assista o vídeo abaixo no nosso canal do youtube e deixe suas dúvidas.
0 Comentários