O que é a manobra escolar?

A manobra escolar, também conhecido como “manobrão” é o maior exercício de adestramento militar da América Latina, realizado anualmente na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras. São mais de 4 mil participantes de 80 organizações militares de várias partes do Brasil, principalmente das diversas escolas de formação e aperfeiçoamento do exército.

A manobra é um exercício conjunto das várias escolas de formação do exército, onde são realizadas simulações de combates na ofensiva e defensiva, utilizando toda a infraestrutura logística e pessoal do exército para criar um cenário otimizado para o adestramento avançado das tropas.

Como os comandantes gostam de afirmar, o manobrão é um “coroamento do ano de instrução”.

Integração entre as escolas

No manobrão, oficiais e sargentos que estão concluindo suas formações na AMAN, ESA, Eslog e demais escolas de formação, interagem de maneira prática exercendo as funções que executaram ativamente assim que chegarem nas unidades do corpo de tropa.

Esta atividade é extremamente importante pois colabora de maneira prática e efetiva na macrovisão de um cenário de operações reais, além de aproximar de fato os principais líderes militares em contato direto com a tropa, no caso, os oficiais e sargentos que em breve terão concluído sua formação e serão designados para as diversas unidades espalhadas pelo Brasil.

O emprego coordenado das diversas armas, quadros e serviços requer um planejamento detalhado e a execução de uma manobra militar de tal envergadura é algo que poucos exércitos no mundo são capazes de realizar. Tal feito, é celebrado anualmente pelos comandantes militares responsáveis pelo planejamento e execução do manobrão.

“Este é um grande exercício que envolve vários os comandos militares de área, órgãos de direção setorial, e ela é muito importante para coroar o ano de instrução de todas as escolas do sistema de educação e cultura do exército. O preparo, ele está inserido num espectro maior que é o ensino.
O ensino é uma atividade muito importante, e a gente prioriza muito o ensino para poder formar os nossos recursos humanos que vão atuar nas diversas unidades que a gente tem. É a nossa riqueza.”

General de Exército TOMÁS
Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército
Curso Preparatório Elite Mil EsPCEx 2020

Mulheres lideram no Manobrão

Em 2019, pela primeira vez, as cadetes da linha de ensino bélico tiveram a oportunidade de participar do manobrão, um marco histórico para a primeira turma de cadetes mulheres que serão oficiais da linha bélica do exército. A interação com as sargentos mulheres da Escola de Logística marcou um momento especial de integração das mulheres que assim como os homens serão líderes na tropa.

Mulheres na Manobra Escolar 2019

Confira em detalhes o vídeo da Manobra Escolar 2019

Veja também o vídeo da ESA no Manobrão

E aí, você já imaginou como vai ser quando você estiver participando do manobrão?

Continue estudando com disciplina e dedicação que em breve você estará lá!

Sobre o Autor

Mautama - Coach Militar
Mautama - Coach Militar

Instrutor de Liderança e Empreendedorismo. Fundador do Grupo Líder de Ouro. Sargento de Infantaria (na reserva), formado pela ESA em 2003. Coach Militar pioneiro em coaching para futuros militares. Gestor de Marketing e Estrategista Digital - Cofundador da Kazu Digital Instrutor Internacional de Rebirthing. Terapeuta Holístico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *